Mudança de hábitos.
Hoje vamos falar um pouco sobre a grande mudança que vem ocorrendo
nas mídias nos últimos 20 anos, se compararmos o cenário atual com o dos anos 90
imediatamente veremos que hoje em dia os consumidores estão muito mais
antenados e exigentes, a tv atual possui um conteúdo interativo que era
praticamente ignorado à cerca de 20 anos atrás.
Com toda essa mudança tecnológica os hábitos dos
consumidores também mudaram, por isso as emissoras de televisão estão cada vez
mais preocupadas em manter a atenção do publico fiel, um grande exemplo dessa mudança se é o caso dos reality shows que tem ocupado
um espaço significativo na mídia como o American Idol que é sucesso nos Estados
Unidos, o programa permite ao espectador
uma participação ativa no programa por
meio de interações como votação por telefone e sms para ajudar a definir o
grande vencedor, devido à isso o publico
cria uma afetividade com o programa o
que também reflete na eficácia das
propagandas.
A busca constante por consumidores fiéis foi transformando
aos poucos o conteúdo da tv, com isso muitas ferramentas favoráveis aos anunciantes
foram surgindo ao longo dos anos, porém atualmente há uma variedade gigantesca
de canais e programas o que dificulta manter a atenção do consumidor, já que
muitos mudam de canal durante os comerciais ou aproveitam o tempo para acessar a internet e fazer outras outras coisas, por isso a os programas
como o American Idol tem moldado seu conteúdo para dar um espaço eficaz ao
merchandising fazendo que o consumidor crie um relacionamento afetivo com marca
e o programa.
A televisão ainda é o meio de comunicação que tem maior
alcance de publico, porém não consegue prender tanto a atenção do espectador
como o cinema que tem sido um espaço cada vez mais disputado pelos anunciantes , já que ele escolhe antecipadamente o que vai
assistir e por isso se mantem focado e muito mais suscetível às mensagens publicitárias.
Independente do meio escolhido para divulgar sua marca as
empresas precisam estar atentas ao conteúdo que irá ao ar, os consumidores
mudaram e precisam de propagandas inteligentes e divertidas com as quais possam
se identificar criando assim um relacionamento duradouro com a marca.
By Paulo Roberto
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