sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mudança de hábitos.





Hoje vamos falar um pouco sobre a grande mudança que vem ocorrendo nas mídias nos últimos 20 anos, se compararmos o cenário atual com o dos anos 90 imediatamente veremos que hoje em dia os consumidores estão muito mais antenados e exigentes, a tv atual possui um conteúdo interativo que era praticamente ignorado à  cerca de 20 anos atrás.
Com toda essa mudança tecnológica os hábitos dos consumidores também mudaram, por isso as emissoras de televisão estão cada vez mais preocupadas em manter a atenção do publico fiel, um grande exemplo  dessa mudança  se é o caso dos reality shows que tem ocupado um espaço significativo na mídia como o American Idol que é sucesso nos Estados Unidos, o programa  permite ao espectador  uma participação ativa no programa por meio de interações como votação por telefone e sms para ajudar a definir o grande vencedor, devido à isso o  publico cria uma afetividade com o programa  o que também reflete na  eficácia das propagandas.
A busca constante por consumidores fiéis foi transformando aos poucos o conteúdo da tv, com isso  muitas ferramentas favoráveis aos anunciantes foram surgindo ao longo dos anos, porém atualmente há uma variedade gigantesca de canais e programas o que dificulta manter a atenção do consumidor, já que muitos mudam de canal durante os comerciais ou aproveitam o tempo para acessar a internet e fazer outras outras coisas, por isso a os programas como o American Idol tem moldado seu conteúdo para dar um espaço eficaz ao merchandising fazendo que o consumidor crie um relacionamento afetivo com marca e o programa.
A televisão ainda é o meio de comunicação que tem maior alcance de publico, porém não consegue prender tanto a atenção do espectador como o cinema que tem sido um espaço cada vez mais disputado pelos anunciantes , já que ele escolhe antecipadamente o que vai assistir  e por isso se mantem  focado e muito mais suscetível às mensagens publicitárias.
Independente do meio escolhido para divulgar sua marca as empresas precisam estar atentas ao conteúdo que irá ao ar, os consumidores mudaram e precisam de propagandas inteligentes e divertidas com as quais possam se identificar criando assim um relacionamento duradouro com a marca.

By Paulo Roberto

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